Um site dedicado ao humor e à cultura relacionados com os peixes e a ictiologia. Contribuições são bem vindas.
1/08/2007
Sereias: a tentação de Odisseu
Ulysses and the Sirens, 1909
Herbert James Draper (1863-1920)
Herbert James Draper (1863-1920)
Sereias são seres mitológicos, parte mulher e parte peixe. Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio.
Fish porn
Há bastante, pelos vistos. Um artigo no Guardian, um site de pesca desportiva, pinturas (esta e esta). Há até um site chamado assim .com, mas para esse não aponto que é mesmo a sério e não tem nada a ver com peixes...
1/07/2007
Sereias: as ninfas
Fontana delle Naiadi, Roma. Fonte: Thais
As ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes dos lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. Existe um conjunto especial de ninfas aquáticas, que compreendem as náiades, associadas à água doce, as oceânidas, da água salgada, e as nereidas, das águas subterrâneas.
As náiades têm o dom da cura e da profecia. São extremamente belas, com a pele azulada e olhos muito azuis. A essência de uma náiade está ligada a um corpo de água específico, como uma fonte, um poço ou um riacho. Se a água seca, a náiade morre.
A Fontana delle Naiadi, em Roma, foi construída em 1888 sob desenho de Alessandro Guerrieri. Em 1901 os leões de gesso que continha nos quatro cantos foram substituídos por um conjunto de quatro ninfas esculpidas por Mario Rutelli: a Ninfa do Lago, com um cisne, a Ninfa do Rio, sobre um monstro ribeirinho, a Ninfa do Oceano, segurando um cavalo selvagem simbolizando a rebentação das ondas, e a Ninfa das Águas Subterrâneas, deitada no dorso de um dragão. A inauguração destas figuras causou um escândalo em Roma (conforme se conta nas Curiositá Romane), de tal forma que durante algum tempo se manteve uma vedação em torno da fonte enquanto se moviam influências para que as impúdicas ninfas fossem removidas daquele local, em nome da moral e da decência.
Em 1912 Rutelli colocou no centro da fonte Glauco, ainda na sua figura mortal, segurando um peixe.
Glauco, Fontanna delle Naiadi. Fonte: Giovanni Rinaldi
O nome da fonte contém um erro taxonómico, pois apenas uma das ninfas é uma náiade, mas isso não altera o facto de esta ser considerada a mais bela de todas as fontes modernas de Roma.
Sereias: Glauco
Glauco e Cila
Laurent de La Hyre (1640-1644)
Laurent de La Hyre (1640-1644)
A mitologia grega regista pelo menos um homem-sereia.
Glauco era um pescador que se transformou em deus e em "sereio" ao comer umas ervas mágicas que tinham a propriedade de ressuscitar peixes mortos. Ficou com o cabelo verde e a cauda de peixe característica do grupo. Mal visto inicialmente na comunidade dos deuses, o casal Oceanus e Tethys fez com que acabasse por ser aceite, ensinando-lhe ainda a arte da profecia. Glaucus apaixonou-se depois por uma ninfa, Cila, mas esta rejeitou-o por ele ser meio-peixe. A coisa complicou-se quando Circe, a quem Glauco foi pedir uma poção para atrair a sua amada, se apaixonou por ele e, ao ser por sua vez rejeitada, se vingou em Cila. Tranformou-a num monstro, com uma cauda de peixe e uma fiada de cabeças de cães raivosos e incontroláveis em torno da cintura. Desgostosa, Cila foi viver numa gruta submersa, num dos lados de um famoso estreito.
Há várias versões desta história, como é natural em tradições orais da antiguidade. Para além das ligações da Wikipedia que deixei acima, pode ler-se a história de Glauco nas páginas de mitologia grega de Michael Lahanas (incluindo uma transcrição do capítulo correspondente de Bullfinch).
1/04/2007
1/01/2007
Tatuagens
Tatoo Spot | A ideia de fazer uma tatuagem nunca me agradou. Se fizesse uma, porém, seria provavelmente com um peixe, e não precisaria de uma lógica tão tortuosa como esta. O que é que as pessoas tatuam, quando tatuam um peixe? De uma pequena volta pelo Google fica-me a impressão de que há sobretudo dois motivos: carpas e tubarões. As carpas vêm da paixão dos chineses por estes animais, que representam uma fonte de proteína para milhões de camponeses. Uma espécie de porcos com escamas. Os tubarões têm a sua mística bem conhecida, como este site bem revela. Na mesma onda aparecem também piranhas. Existe inclusivamente uma tal Pat Fish, especialista em tatuagens com desenhos célticos mas que gosta particularmente de peixes. |
Subscrever:
Mensagens (Atom)