9/11/2006

A união faz a força

Um desenho pleno de simbolismo, de Ken Sprague.



O interessante é que eu já vi uma cena exactamente igual a estas, num mergulho junto ao Castelete, nas Lajes do Pico. De repente vimo-nos rodeados de um enorme cardume de chicharros, que escureceram o sol. A razão para esta bola de peixe ter procurado refúgio na nossa presença? Um grupo de bicudas, que os rodeavam ameaçadoramente.

Ora já toda a gente viu o efeito de reacção de um cardume quando é atacado por um predador: os animais aproximam-se e começam a nadar em círculos, formando uma bola. Se os predadores investem, o cardume abre um espaço, os animais movendo-se como moléculas num líquido, a coordenação dos movimentos sincronizada pelas vibrações dos animais em redor. Para quem não viu, Charles Mahwell tem as imagens perfeitas.

O que não vi ainda documentado em lado nenhum foi o inverso: "dedos" de peixes sairem do cardume em direcção às bicudas, que recuavam. Sim, leram bem: da bola de peixes pequenos e amedrontados saía um prolongamento que se dirigia ameaçadoramente em direcção de um dos predadores, quando eles se aproximavam. Era um movimento rápido, os pequenos animais diluindo-se logo a seguir na multidão.

Mas eu fiquei a pensar, desde esse dia: na frente desse prolongamento ia um único animal. Os outros até possivelmente seguiam o instinto de cardume. Mas não o da frente, que avançava claramente para o que podia ser a morte certa. Seria um peixe qualquer? Ou seria que afinal, num cardume de peixes todos iguais, há peixes mais iguais que outros?

Sem comentários: