8/05/2010

Ictioterapia


O pequeno ciprinídeo Garra rufa é uma espécie eurasiática, da bacia do Tigre e do Eufrates, da Turquia e do norte da Síria. É um dos poucos peixes com aplicações médicas em vivo (por oposição ao bacalhau, cujo óleo de fígado ainda cheguei a provar, ou do halibut, cujo óleo transformado em pomada muito aliviou os meus pés em longas caminhadas).

O também chamado "Doctorfish of Kangal" tem eficácia comprovada em casos de psoríase (v. Grassberger & Hoch, 2006):


Sem dentes mas adaptado a uma dieta de raspar o filme biológico das pedras do fundo dos rios onde vive, é também o elemento central de um franchising de pedicura, o DoctorFish, onde por 35 USD se pode colocar os pés 15 minutos em água morna e deixar os peixes eliminar os calos e as asperezas:

(Curiosamente, não parece a mesma espécie. Serão juvenis? Ou Cyprinion macrostomus, que o Dave W. diz que também são utilizados para este fim?)

2 comentários:

Anónimo disse...

Que absurdo! Isso pode ser super perigoso e transmitir doenças às pessoas. Ao raspar os pés das pessoas com seus dentes, esses peixes acabam ferindo a pele, principalmente quando atacam verrugas, sangrando-as. A possibilidade de pessoas virem a contrair AIDS, Hepatite C, Hepatite B, etc, é muito grande. Um absurdo isso!

José Azevedo disse...

Eu já experimentei e a possibilidade de haver sangramento parece-me muito remota. A possibilidade de tansmissão de doenças (p. ex. pé-de-atleta) através da partilha da água, no entanto, pode ser real. A água bem quente pode contrariar isto- haverá algum estudo sobre a matéria?